segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Mentira!!!

    Há muitas explicações para o 1º de Abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.
   Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.

    Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro  Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril,  brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes estranhos e convites para festas que não existiam.

   Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de Abril); na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de Abril".

    No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efémera  lançado em 1 de Abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Desejamos que neste Dia da Mentira somente as Verdades sejam ditas...


Feliz Dia da Mentira!!!
E para quem não resiste a pregar partidas... Divirtam-se ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário